Saúde Mental > Depressão
O que é depressão?
Embora seja um transtorno comum, a depressão é séria e tem interferência nas atividades diárias, na capacidade de trabalhar, no sono, estudos e no aproveitamento da vida de maneira geral. É provocada por diversos fatores genéticos, psicológicos, ambientais e biológicos.

Há alguns tipos de depressão que acontecem em pessoas da mesma família, porém, também podem ocorrer sem relação com a genética. Nem todos os pacientes que apresentam transtornos depressivos possuem os mesmos sintomas e a gravidade, frequência ou duração variam de acordo com cada indivíduo.
É estimado que mais de 300 milhões de pessoas, em todas as idades, sofram de depressão, que é a principal causa incapacitante em todo o mundo.
Tipos de sintomas
Um estado depressivo pode ser leve, moderado ou grave, conforme a intensidade dos sintomas. Uma pessoa com episódio leve pode ter dificuldade em continuar um trabalho simples ou atividades sociais, no entanto, sem grandes prejuízos. Já em casos graves, o indivíduo não consegue prosseguir com suas atividades, o que traz prejuízos para sua vida.
São sintomas da depressão o humor deprimido, perda de interesse e prazer em atividades que antes eram satisfatórias, energia reduzida, ansiedade, distúrbios do sono, perda ou ganho de apetite, sentimentos de culpa, baixa autoestima e falta de concentração.
A depressão ocorre como resultado de uma interação de fatores biológicos, psicológicos e sociais. Aqueles que passaram por eventos traumáticos, como o luto, desemprego ou fim de um relacionamento, são mais propensos a desenvolver a depressão, que pode causar mais estresse e disfunção, piorando a situação da pessoa acometida.
Diagnóstico e tratamento
Há tratamentos efetivos para os casos de depressão moderada e grave, como a psicoterapia e os medicamentos antidepressivos, que devem ser indicados após a avaliação do psiquiatra.
Para os casos de depressão leve, os tratamentos psicossociais costumam ser eficazes. O mais importante é buscar ajuda de profissionais para tratar a sua condição.
O que fazer quando você sentir que está para baixo ou deprimido?
- Conversar com pessoas de confiança sobre os seus sentimentos;
- Buscar ajuda profissional de um psicólogo ou psiquiatra;
- Manter contato com amigos e familiares;
- Fazer exercícios regulares;
- Manter bons hábitos alimentares;
- Evitar ou restringir o consumo de álcool;
- Manter o sono regulado;
- Permanecer realizando as mesmas atividades que sempre gostou;
- Ficar alerta aos pensamentos negativos persistentes.