Saúde Mental > Insônia
O que é insônia?
A insônia é definida como uma perturbação do sono que atinge aproximadamente 10% das pessoas cronicamente e 40% de forma aguda.

- Não ter um sono restaurador, ficando improdutivo durante o dia;
- Possuir dificuldade para dormir ou para permanecer dormindo a quantidade de horas necessárias, mesmo que haja tempo e condições para tal.
É importante esclarecer que, em alguns casos, a pessoa sofre de privação de sono, que ocorre quando há impedimentos, tais como ruídos extremos no ambiente, claridade excessiva ou outras interferências. Nesse caso, o episódio não é caracterizado como insônia.
Causas da insônia
Na insônia aguda, que é de curta duração, a pessoa possui dificuldade para dormir por menos de 3 semanas, relacionadas a fatores de estresse, como alterações no ambiente em que dorme, aumento no consumo de substâncias (café ou álcool por exemplo), doenças agudas, estresse psicológico ou utilização/suspensão do uso de medicamentos. Geralmente, o problema se resolve sozinho, após solucionada a questão que impede o sono.
Por sua vez, a insônia crônica acontece quando há dificuldade para dormir em pelo menos 3 dias semanais por cerca de 1 mês. Entre as principais causas, estão a má higiene do sono, doenças neurológicas, desordens psiquiátricas, falsa sensação de insônia e até mesmo a dificuldade sem motivo aparente.
Sintomas da insônia
Uma pessoa com insônia manifesta sintomas ao longo do dia, decorrentes de um sono que não é restabelecido durante à noite. Entre os principais, é possível citar o cansaço, sonolência, mudanças na memória, irritação, ansiedade, dificuldade na execução de tarefas, problemas com concentração, dor de cabeça, problemas de relacionamento, entre outros.
Tratamento da insônia
O tratamento da insônia é realizado com terapia, técnicas de relaxamento e higiene do sono. Além disso, podem ser utilizados medicamentos para a indução do sono.