Saúde Mental > TDAH
O que é TDAH?
O Transtorno de Déficit de Atenção com Hiperatividade (TDAH) é caracterizado como um transtorno neurobiológico, com causas genéticas, que comumente surge na infância e pode acompanhar o paciente durante toda a sua vida.

É possível que os portadores de TDAH apresentem alterações na região frontal e conexões com o restante do cérebro. Provavelmente, essa mudança esteja associada ao funcionamento dos neurotransmissores, que fornecem informações entre os neurônios.
Sintomas do TDAH
O TDAH ocorre através da associação de dois principais sintomas: a desatenção e a hiperatividade-impulsividade.
Quando ocorre na infância, pode ser associado às dificuldades na escola e relacionamento com outras pessoas. Comumente, essas crianças são vistas como “quem vive no mundo da lua”.
Já nos adultos, há um problema com falta de atenção em relação às coisas do cotidiano, além de esquecimento, dificuldade para relaxar e impulsividade. Pode haver outras condições relacionadas, como ansiedade, depressão e abuso de álcool ou drogas.
Diagnóstico do TDAH
O diagnóstico em crianças é realizado por meio de um questionário, chamado SNAP-IV, que foi elaborado considerando os sintomas do Manual de Diagnóstico e Estatística da Associação Americana de Psiquiatria. Para a confirmação, é importante considerar uma longa análise da história do paciente.
Já em adultos, o diagnóstico é feito com base no questionário ASRS-18, criado por pesquisadores junto à Organização Mundial de Saúde. Para confirmar a avaliação, também é importante analisar o histórico do paciente.
Tratamento do TDAH
Para tratar o TDAH, é necessário combinar o uso de medicamentos, indicados pelo psiquiatra, orientação de um profissional e no caso das crianças, acompanhamento dos pais e professores. É indicada a psicoterapia e tratamento com o fonoaudiólogo em casos de transtorno de leitura ou de escrita.