Saúde Mental > Transtorno De Pânico
O que é transtorno do pânico?
No transtorno do pânico, ocorrem crises de ansiedade súbitas e intensas, que propiciam uma forte sensação de mal-estar ou medo, além de sintomas físicos. A duração das crises é de aproximadamente 15 a 30 minutos, e podem acontecer em qualquer local, diante de qualquer contexto.

As crises de pânico trazem um intenso sofrimento psíquico, com alterações relevantes do comportamento. Diante de uma crise, muitas pessoas buscam pela emergência médica, para diagnosticar as causas orgânicas dos sintomas, algumas chegando a confundir o episódio com doenças graves e súbitas, como um infarto.
Sintomas do transtorno do pânico
Entre os principais sintomas do transtorno do pânico, é possível citar que durante as crises ocorre a aceleração da respiração e dos batimentos cardíacos, medo de morrer ou da perda de controle, sensação de não estar dentro do corpo, falta de ar, desmaio, vômito ou náusea, calafrios, ondas de calor, tremor, formigamento, pernas bambas, tontura, suor frio, palidez e pressão ou dor no peito.
Causas do transtorno do pânico
É possível que o transtorno do pânico seja originado por momentos de estresse extremo, como uma experiência traumática, perda de pessoas queridas, separações ou problemas financeiros. Além disso, o histórico familiar de transtornos de ansiedade pode favorecer as crises.
Diagnóstico e tratamento do transtorno do pânico
O diagnóstico do transtorno do pânico pelo psiquiatra pode demorar, visto que é necessário descartar outras condições que caracterizam os mesmos sintomas físicos.
O tratamento do transtorno do pânico reúne a utilização de medicamentos ansiolíticos e antidepressivos, bem como a psicoterapia. A indicação dos recursos deve ser feita por um psiquiatra, considerando a intensidade da condição.